Dra. Ana Maria Ribeiro
Bióloga e paleontóloga, a Dra. Ana Maria Ribeiro é pesquisadora-chefe e curadora da Seção de Paleontologia do MCN/RS, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq do MCN/RS, editora da Revista Brasileira de Paleontologia (RBP), docente colaboradora do PPGGEO/UFRGS e coordenadora do PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo de taxonomia, sistemática e morfologia de Notoungulata (Mammalia) do Cenozoico da Amazônia, Brasil. Outras pesquisas incluem paleontologia de vertebrados do Triássico do Rio Grande do Sul, do Neogeno da Amazônia e do Quaternário brasileiro. A pesquisadora atua nas áreas: anatomia animal, paleobiogeografia, paleomastozoologia, paleontologia estratigráfica e sistemática. Atualmente, orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado no MCN/RS e é responsável pelas linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia”.
Dr. Jorge Ferigolo
Paleontólogo e pesquisador voluntário da Seção de Paleontologia do MCN/RS, atua como docente permanente do PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo sobre “a biologia” de Aristóteles. As áreas de atuação de suas pesquisas paleomastozoologia, paleoherpetologia, paleopatologia, extinções, heterocronia, Mesozoico e Cenozoico do Rio Grande do Sul, Brasil, filosofia da ciência. Suas pesquisas têm enfoque principal na morfologia e anatomia comparada dos táxons antigos. O pesquisador trabalha nas linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia” e “filosofia da ciência”.
Me. Fábio Cunha Guimarães de Lima
Doutorando em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, , sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. Dedica-se ao estudo de paleopatologias em cingulados extintos da América do Sul, com maior interesse em alterações no exoesqueleto. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Fernanda Oliveira da Silva
Doutoranda e Mestra (2023) em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS e em Sistemática de Conservação da Diversidade Biológica (2020) pelo PPGSCBIO/UERGS/SEMA, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. As dissertações de mestrado são intituladas “Estudo dos Archosauria da Zona Assembleia Hyperodapedon (Formação Santa Maria, Triássico), municípios de Candelária, Agudo e São João do Polêsine, Rio Grande do Sul, Brasil” (PPGGEO), “Archosauria do Triássico do Rio Grande do Sul” (PPGSCBIO). Dedica-se ao estudo dos arcossauros da Zona Associação Hyperodapedon (Formação Santa Maria, Triássico), municípios de Candelária, Agudo e São João do Polêsine, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Me. Filipe Armando Motta
Doutorando e Mestre (2016) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Marsupiais (Didelphimorphia, Didelphidae) do Quaternário da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil”. Dedica-se ao estudo da sistemática e taxonomia de Notoungulata e Xenarthra (Pilosa), especificamente na neuroanatomia destes grupos. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Letícia Pales
Doutoranda em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. Dedica-se ao estudo de taxonomia, sistemática e morfologia de cingulados fósseis do Neógeno e Quaternário da América do Sul, atualmente com foco na família Dasypodidae da Amazônia ocidental. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Thais Matos Pereira Ferreira
Doutoranda e Mestra (2018) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Novo material craniano de Pampatherium humboldtii (Lund, 1839) (Xenarthra, Cingulata), do Quaternário do Rio Grande do Sul, Brasil: descrição e considerações taxonômicas”. Empenha-se na revisão dos pampaterídeos, exclusivos do continente americano, com ênfase em espécies quaternárias brasileiras. Tal pesquisa trata de aspectos taxonômicos, sistemáticos e filogenéticos possibilitados pelo estudo morfológico de fósseis cranianos e pós-cranianos, empregando também técnicas histológicas e tomográficas. Além disso, estuda o registro icnofossilífero de cingulados na América do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia”.
Me. Tiago Ricardo Fernandes Jacó
Doutorando em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS e Mestre (2023) em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica pelo PPGSCBIO/UERGS/SEMA, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Loricariidae (Ostariophysi: Siluriformes) do Mioceno (Formação Solimões, Bacia do Acre), Estado do Acre, Brasil”. Dedica-se ao estudo sobre a paleoictiofauna do Neógeno da região do Extremo Ocidente da Amazônia brasileira, com ênfase em taxonomia, sistemática e morfologia de Loricariidae (Siluriformes). A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Me. Emmanuelle Fontoura Machado
Doutoranda em Biodiversidade Animal pela PPGBA/UFSM, sob a co-orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro e orientação do Dr. Leonardo Kerber. Dedica-se ao estudo de fósseis de roedores Caviomorpha (Rodentia: Mammalia) do Neógeno da Amazônia ocidental. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Matteus Lirio Campo
Mestrando em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. Dedica-se ao estudo dos cinodontes chiniquodontídeos, do Triássico do Rio Grande do Sul, e de outros grupos de paleovertebrados da Formação Santa Maria, Zona de Associação de Hyperodapedon, Triássico Superior (Carniano), provenientes do Afloramento "Faixa Nova" no município de Santa Maria. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Nicole Luiz Souza
Mestranda em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. Dedica-se ao estudo do gênero Luangwa (Cynodontia, Traversodontidae) da Zona de Associação de Dinodontosaurus, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Hericles Correia da Silva
Mestrando em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pelo PPGEEB /PUCRS, sob a co-orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro e orientação do Dr. Roberto Esser dos Reis. Dedica-se ao estudo dos fósseis de Chondrichthyes da região Neotropical. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Me. David Dias da Silva
Mestre (2012) em Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Os Mamíferos Xenarthra e Perissodactyla do Quaternário do Estado do Paraná, Brasil”. Dedica-se aos estudos de anatomia comparada, biocronologia, paleobiogeografia e taxonomia de fósseis de mamíferos do Cenozoico do Brasil. Adicionalmente, também atua na pesquisa sobre mamíferos da Bacia de Curitiba, Paraná (Paleogeno) com ênfase na morfologia e evolução dos ungulados nativos sul-americanos (e.g. Notoungulata, Astrapotheria). A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Mariana Cirino
Realizou o Mestrado (2023) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Anatomia e taxonomia de Mylodontidae (Folivora, Xenarthra) do Quaternário do Rio Grande Do Sul, Brasil”. Dedica-se ao estudo da morfologia dos membros de Pilosa, Xenarthra, levantando dados principalmente sobre a pedolateralização dos membros posteriores de alguns grupos de preguiças fósseis bem como dos grupos atuais. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Patrícia Rodrigues Braunn
Doutoranda e Mestra (2012) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro e do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Hipoplasia de esmalte em Toxodon Owen, 1837(Mammalia, Notoungulata) do Pleistoceno do Estado do Estado Rio Grande do Sul, Brasil”. Dedica-se ao estudo de notoungulados da família Toxodontidae do Neógeno e Quaternário da América do Sul, com ênfase no desenvolvimento dentário. Tal pesquisa emprega análises histológicas e macroscópicas no estudo de alterações paleopatológicas e de marcas incrementárias devidas ao crescimento em tecidos dentários destes mamíferos eu-hipsodontes, com vistas a tecer inferências paleoambientais e paleobiológicas. Também estuda patologias ósseas e dentárias em mamíferos fósseis e recentes. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Murilo Andrade Silva
Realizou o Mestrado (2023) em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Sobre a presença do icnogênero Procolophonichnium no Triássico Superior, Rio Grande do Sul, Brasil”. Dedica-se ao estudo da paleoicnologia, com enfoque nas pegadas de tetrápodes do Triássico Superior (Sequência Candelária, Supersequência Santa Maria) do Rio Grande do Sul, provenientes do Afloramento "Sítio Pedrebon", no município de São João do Polêsine. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Narla Shannay Stutz
Realizou o Doutorado (2023) e o Mestrado (2019) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Metatheria paleógenos e neógenos da Amazônia ocidental: sistemática e história evolutiva” e a dissertação de mestrado “Roedores sigmodontíneos (Rodentia, Cricetidae) do Holoceno do sítio RS-S-327: Sangão, Município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brasil”. Desenvolveu a tese de doutorado em cotutela com a Université de Montpellier sobre metatérios fósseis da Amazônia ocidental. Dedica-se ao estudo de taxonomia, sistemática e morfologia de pequenos mamíferos, antigos e atuais, dos clados Metatheria e Rodentia (Sigmodontinae). A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Dra. Simone Baes das Neves
Realizou o Doutorado (2021) e Mestrado (2017) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Taxonomia, sistemática e biogeografia dos Sigmodontinae (Rodentia, Cricetidae) com enfoque no Quaternário da Serra da Capivara (Piauí, Brasil)” e a dissertação “Roedores sigmododntinos (Rodentia, Cricetidae) da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil”. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche em colaboração com a University of Copenhagen (UCPH) para análises com DNA antigo, como parte do projeto de doutorado. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Luiza Rey Amaral
Bacharela e Licenciada em Biologia pela PUCRS. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2020) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se a atualização do catálogo da oficina "Conhecendo a flora e fauna fóssil do RS". A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Ágata Ferreira Ribas
Graduanda em Ciências Biológicas pela UFRGS. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. Trabalhos desenvolvidos: "Estudo dos vertebrados fósseis do RS da Coleção de Paleontologia da FZB/RS para fins de educação ambiental" (2017); "Levantamento de roedores sigmodontíneos (Rodentia, Cricetidae) da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil" (2018). A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Laura Barbieri Alfaya
Graduada em Ciências Biológicas pela UFRGS. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2018) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se aos estudos de cinodontes traversodontídeos da Zona Assembleia de Dinodontosaurus, Triássico do Rio Grande do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Elver Luiz Mayer
Realizou o Doutorado (2018) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Paleontologia de mamíferos e depósitos em cavernas da região tropical do Brasil: avanços com a integração de informações dos fósseis e de seu contexto”. A pesquisa desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.
Me. Paula Elisa Horn
Mestra em Biologia Animal/ Biociências pelo PPGBAN/UFRGS e graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2016) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se aos estudos sobre cinodontes traversodontídeos da Zona Assembleia de Hyperodapedon, Triássico Superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Ana Cláudia Gonçalves Gollo
Graduada em Ciências Biológicas pela ULBRA. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2020) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se a pesquisa sobre o clado Therapsida da Zona de Associação de Dinodontosaurus e Hyperodapedon, do Triássico Superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Victor Eduardo Pauliv
Realizou o Doutorado (2017) e o Mestrado (2013) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Contribuições ao conhecimento sobre os Chondrichthyes permianos da Bacia do Paraná no Brasil” e a dissertação “Sphenacanthidae e Xenacanthidae (Chondrichthyes: Elasmobranchii) da Formação Rio do Rasto do Estado do Paraná, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Me. Ricardo Bertoni
Doutorando e Mestre (2014) em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Morfologia pós-craniana de cinodontes traversodontídeos da ZA de Santacruzodon, Formação Santa Maria, Triássico Médio do Rio Grande do Sul, Brasil e sua comparação com cinodontes argentinos e africanos”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Giuliano Conrad Osório
Bacharel em Ciências Biológicas UNISINOS. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2017) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se aos estudos de novos materiais de rincossauros do Triássico médio/superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Annie Schmaltz Hsiou
Realizou o doutorado (2010) e mestrado em Paleontologia/Geociências (2006) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Os lagartos e serpentes (Lepidosauria, Squamata) do Mioceno médio-superior da região norte da América do Sul” e dissertação de mestrado “Primeiro registro de Teiidae (Squamata, Lacertilia) para o Pleistoceno superior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados". ão científica (2017) no MCN/RS sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro, onde dedicou-se aos estudos de novos materiais de rincossauros do Triássico médio/superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Leonardo Kerber
Realizou o doutorado (2014) e o mestrado em Paleontologia/ Geociências (2011) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Contribuições ao estudo dos roedores (Mammalia: Rodentia) fósseis do Brasil: Aspectos taxonômicos, morfológicos e paleoambientais” e a dissertação de mestrado “Os roedores Caviomorpha (Rodentia, Hystricognahti) do Pleistoceno do Rio Grande do Sul". A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Elizete Celestino Holanda
Realizou o doutorado (2011) e o mestrado em Paleontologia/Geociências (2007) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo e coorientação da Drª Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Sobre os Tapiridae (Mammalia, Perissodactyla) do Quaternário da América do Sul” e dissertação de mestrado “Os Tapiridae (Mammalia, Perissodactyla) do Pleistoceno superior do Estado de Rondônia, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Paulo Victor de Oliveira
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (2010) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Mamíferos do Neopleistoceno - Holoceno do Parque Nacional de Ubajara, Ceará”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Carolina Saldanha Scherer
Realizou o doutorado (2009) e mestrado em Paleontologia/Geociências (2006) pelo PPGGEO/UFRGS, sob orientação de Dr. Jorge Ferigolo e coorientação da Drª Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Os Camelidae Lamini (Mammalia, Artiodactyla) do Pleistoceno da América do Sul: Aspectos taxonômicos e filogenéticos” e dissertação de mestrado “Estudo dos Camelidae (Mammalia, Artiodactyla) do Quaternário do Estado do Rio Grande do Sul”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Patrícia Hadler
Realizou o doutorado (2008) e o mestrado em Geociências (2003) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo e coorientação da Drª Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “ Didelphimorphia, Chiroptera e Rodentia (Mammalia) do Holoceno do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: aspectos taxonômicos, paleoambientais e paleoclimáticos” e a dissertação de mestrado “Contribuição ao Conhecimento dos Carnívoros e Roedores Pleistocênicos, procedentes da porção sul da Planície Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil". A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Francisco Ricardo Negri
Realizou o doutorado (2004) e mestrado (1997) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade/ PUC-RS, sob orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Os Tardigrada (Mammalia, Xenarthra) do Neógeno, Amazônia Sul-Ocidental, Brasil” e dissertação de mestrado “Anatomia craniana de Neoepiblema ambrosettianus (Ameghino, 1998) (Rodentia, Caviomorpha, Neopiblemidae) do Mioceno superior-Plioceno, Estado do Acre, Brasil, e revisão das espécies do gênero”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Lílian Paglarelli Bergqvist
Realizou o doutorado em Paleontologia/Geociências (1996) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Reassociação do pós-crânio às espécies de ungulados da bacia de S. J. de Itaboraí (Paleoceno), estado do Rio de Janeiro, e filogenia dos Condylathra" e ungulados sul-americanos com base no pós-crânio”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Édison Vicente Oliveira
Realizou o doutorado (1998) e o mestrado em Paleontologia/Geociências (1993) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Taxonomia, filogenia e paleobiogeografia de Marsupiais poliprotodontes do Mesopaleoceno da Bacia de Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil” e a dissertação de mestrado “Mamíferos fósseis do Quaternário do estado do Rio Grande do Sul, Brasil". A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Gabrielli Gadens-Marcon
Realizou o mestrado (2007) em Paleontologia/ Geociências pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo e coorientação da Drª Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Contribuição ao estudo dos proboscidea (Mammalia, Gomphotheriidae) do Quaternário do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Daniela Sanfelice
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1999) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição do sincrânio e dentição de Otaria flavescens Shaw, 1800 e estudo comparativo com Arctocephalus australis Zimmerman, 1783 (Pinnipedia: Otariidae)”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. César Jaeger Drehmer
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1999) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Osteologia sincraniana de Arctocephalus australis (Zimmermann, 1783) (Pinnipedia, Otariidae)”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Renato Pereira Lopes
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (2009) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Alterações post mortem (pseudopaleopatologias) em fósseis de mamíferos pleistocênicos do estado do Rio grande do Sul, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados" e “paleopatologia de vertebrados”.
Me. Ednair Rodrigues do Nascimento
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (2008) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Os Xenarthras Pilosa (Megatheriidae), Notoungulata (Toxodontidae) e Proboscidea (Gomphotheriidae) da Formação Rio Madeira, Pleistoceno Superior, Estado de Rondônia, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. José Darival Ferreira dos Santos
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (2014) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Estudo do gênero Panochthus Burmeister, 1866 (Mammalia, Xenarthra, Glyptodontidae) do Pleistoceno do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Me. Vanessa Gregis Pitana
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (2011) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Estudo do gênero Glossotherium Owen, 1839 (Xenarthra, Pilosa, Mylodontidae) no Pleistoceno do RS, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Me. Alexsander Trevisan Pereira
Realizou o mestrado em Geologia (2023) pelo PPG/UFSC, sob a co-orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro e orientação da Drª. Patrícia Hadler. A dissertação de mestrado é intitulada “Ursidae (Mammalia, Carnivora) do Quaternário do sudoeste do Rio Grande do Sul: aspectos taxonômicos, estratigráficos e cronológicos”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dra. Mariela Cordeiro de Castro
Realizou o doutorado em Ciencias Naturales (2014) pela UNLP, sob a co-orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro e orientação do Dr. Alfredo Armando Carlini. A tese de doutorado é intitulada “Revisión, Morfología, Filogenia y Evolución de los Dasypodini (Xenarthra, Cingulata, Dasypodidae)”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Rivaldo Raimundo da Silva
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1999) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Hábito alimentar de Brazilosaurus sanpauloensis (Reptilia, Mesosauridae) Formação Irati, Estado de Goiás, com base em conteúdo digestivo e coprólitos”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Heloísa Helena Kuser
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1999) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Análise Paleopatológica Humana do Sítio Arqueológico Virador II, São Sebastião do Caí, RS, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleopatologia".
Jorge José Cherem
Realizou o mestrado (1999) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pelo PPGEEB /PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição do sincrânio e dentição de Cavia aperea Erxleben, 1777 (Rodentia, Caviidae) e comparação com as demais espécies do gênero do sul-sudeste do Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "mastozoologia".
Milton Engel Menezes
Realizou o mestrado (1998) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pelo PPGEEB /PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Ontogenia da Escápula e Ossos do Membro Anterior da Forma Marinha de Sotalia fluviatilis (Gervais, 1853) (Mammalia-Cetacea) do Sul do Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "mastozoologia".
Marília Aguiar da Silva
Realizou o mestrado (1998) em Biociências pela PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Patologias dentárias em Didelphis albiventris e Didelphis marsupialis do sul do Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "mastozoologia" e "patologias".
Ana Lúcia Simões
Realizou o mestrado (1997) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pelo PPGEEB /PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição comparativa de sincranio de Bradypus e Choloepus (Edentata)”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "mastozoologia".
Fernando Antônio Sedor
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1994) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Estudo pós-craniano de Brazilosaurus sampauloensis Shikama & Ozaki, 1966 (Anapsida, Proganosauria, Mesosauridae) da Formaçao Irati, Permiano da Bacia do Paraná, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Dr. Miguel Joaquim Sant' Anna Filho
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1994) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Roedores do Neógeno, Alto Juruá, Estado do Acre, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Heloisa Maria Moraes dos Santos
Realizou o mestrado (1994) em Biociências pela PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição do Sincrânio de Coendou prehensilis (Erethizontidae) e Comparação com Proechimys guyannensis guyannensis (Echimyidae) (Rodentia, Caviomorpha)”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "mastozoologia".
Maria Eloísa Maciel de Almeida
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1992) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Linhas de Harris (LH) no Sambaqui Zé Espinho, Guaratiba-Sepetiba, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, e as reconstituições paleonutricionais e das condições de saúde pré-históricas”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
José Carlos Rodrigues Santos
Realizou o mestrado (1991) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pelo PPGEEB /PUCRS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Iporangabradys collecti gen. et sp. nov. (Megalonychidae, Mammalia) do Pleistoceno Superior do Estado de São Paulo, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleomastozoologia" e "paleontologia de vertebrados".
Rodrigo Carrilho do Rêgo Barros
Realizou o doutorado em Paleontologia/Geociências (2009) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Os processos heterocrônicos nos vertebrados: o exemplo dos Rhynchosauria (Reptilia, Archosauromorpha) no estado do Rio Grande do Sul, Brasil”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".
Peter Mann de Toledo
Realizou o mestrado em Paleontologia/Geociências (1986) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a co-orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição do sincrânio de Eremotherium laurillardi (lund), 1842; Taxonomia e Paleobiogeografia”. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".