

Coordenadores

Dr. Jorge Ferigolo
Paleontólogo e pesquisador-chefe da Seção de Paleontologia do MCN/RS, atua como docente permanente do PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo sobre “a biologia” de Aristóteles. As áreas de atuação de suas pesquisas paleomastozoologia, paleoherpetologia, paleopatologia, extinções, heterocronia, Mesozoico e Cenozoico do Rio Grande do Sul, Brasil, filosofia da ciência. Suas pesquisas têm enfoque principal na morfologia e anatomia comparada dos táxons antigos. O pesquisador trabalha nas linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia” e “filosofia da ciência”.



Dra. Ana Maria Ribeiro
Bióloga e paleontóloga, a Dra. Ana Maria Ribeiro é pesquisadora e curadora da Seção de Paleontologia do MCN/RS, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq do MCN/RS, editora da Revista Brasileira de Paleontologia (RBP), docente colaboradora do PPGGEO/UFRGS e coordenadora do PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo de taxonomia, sistemática e morfologia de Notoungulata (Mammalia) do Cenozoico da Amazônia, Brasil. Outras pesquisas incluem paleontologia de vertebrados do Triássico do Rio Grande do Sul, do Neogeno da Amazônia e do Quaternário brasileiro. A pesquisadora atua nas áreas: anatomia animal, paleobiogeografia, paleomastozoologia, paleontologia estratigráfica e sistemática. Atualmente, orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado no MCN/RS e é responsável pelas linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia”.


Alunos de Doutorado

Me. Patrícia Rodrigues Braunn
Doutoranda e Mestra em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo de notoungulados da família Toxodontidae do Neógeno e Quaternário da América do Sul, com ênfase no desenvolvimento dentário. Tal pesquisa emprega análises histológicas e macroscópicas no estudo de alterações paleopatológicas e de marcas incrementárias devidas ao crescimento em tecidos dentários destes mamíferos eu-hipsodontes, com vistas a tecer inferências paleoambientais e paleobiológicas. Também estuda patologias ósseas e dentárias em mamíferos fósseis e recentes. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.

Me. Simone Baes das Neves
Doutoranda e Mestra em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo dos Roedores Sigmodontinos (Rodentia, Cricetidae) do Quaternário da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil, com ênfase em taxonomia e sistemática do grupo. Atualmente participa do Programa de Doutorado Sanduíche em colaboração com a University of Copenhagen (UCPH) para análises com DNA antigo, como parte do projeto de doutorado. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”, “paleopatologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia”.

Me. Thais Matos Pereira Ferreira
Doutoranda e Mestra em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Empenha-se na revisão dos pampaterídeos, exclusivos do continente americano, com ênfase em espécies quaternárias brasileiras. Tal pesquisa trata de aspectos taxonômicos, sistemáticos e filogenéticos possibilitados pelo estudo morfológico de fósseis cranianos e pós-cranianos, empregando também técnicas histológicas e tomográficas. Além disso, estuda o registro icnofossilífero de cingulados na América do Sul. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “ paleomastozoologia”.

Me. Narla Shannay Stutz
Doutoranda e Mestra em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo de taxonomia, sistemática e morfologia de pequenos mamíferos, antigos e atuais, dos clados Metatheria e Rodentia (Sigmodontinae). Atualmente, desenvolve a tese de doutorado em cotutela com a Université de Montpellier sobre metatérios fósseis da Amazônia ocidental. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.

Me. Filipe Armando Motta
Doutorando e Mestre em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo da sistemática e taxonomia de Notoungulata e Xenarthra (Pilosa), especificamente na neuroanatomia destes grupos. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.

Me. Fábio Cunha Guimarães de Lima
Mestre em Ecologia e Conservação pela UFERSA e doutorando em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo de paleopatologias em cingulados extintos da América do Sul, com maior interesse em alterações no exoesqueleto. A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.



Me. David Dias da Silva
Doutorando em Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudos de anatomia comparada, biocronologia, paleobiogeografia e taxonomia de fósseis de mamíferos do Cenozoico do Brasil. Adicionalmente, também atua na pesquisa sobre mamíferos da Bacia de Curitiba, Paraná (Paleogeno) com ênfase na morfologia e evolução dos ungulados nativos sul-americanos (e.g. Notoungulata, Astrapotheria). A pesquisa de doutorado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.



Alunos de Mestrado

Fernanda Oliveira da Silva
Mestranda em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS e em Sistemática de Conservação da Diversidade Biológica pelo PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo dos arcossauros da Zona Associação Hyperodapedon (Formação Santa Maria, Triássico), municípios de Candelária, Agudo e São João do Polêsine, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa de mestrado desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.



Mariana Cirino
Mestranda em Paleontologia/Geociências pelo PPGGEO/UFRGS. Estuda a morfologia dos membros de Pilosa, Xenarthra, levantando dados principalmente sobre a pedolateralização dos membros posteriores de alguns grupos de preguiças fósseis bem como dos grupos atuais. A pesquisa de mestrado desenvolvida abrange as linhas de pesquisa: “paleontologia de vertebrados” e “paleomastozoologia”.

Matteus Lirio Campo
Mestrando em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS. Dedica-se ao estudo dos cinodontes chiniquodontídeos, do Triássico do Rio Grande do Sul, e de outros grupos de paleovertebrados da Formação Santa Maria, Zona de Associação de Hyperodapedon, Triássico Superior (Carniano), provenientes do Afloramento "Faixa Nova" no município de Santa Maria. A pesquisa de mestrado desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.

Tiago Ricardo Fernandes Jacó
Mestrando em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica pelo PPGSCBIO/UERGS/SEMA. Dedica-se ao estudo sobre a paleoictiofauna do Neógeno da região do Extremo Ocidente da Amazônia brasileira, com ênfase em taxonomia, sistemática e morfologia de Loricariidae (Siluriformes), peixes de água doce. A pesquisa de mestrado desenvolvida abrange a linha de pesquisa: “paleontologia de vertebrados”.
Alunos egressos

Murilo Andrade Silva
Realizou o Mestrado (2023) em Geociências/Paleontologia pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Sobre a presença do icnogênero Procolophonichnium no Triássico Superior, Rio Grande do Sul, Brasil”. Dedica-se ao estudo da paleoicnologia, com enfoque nas pegadas de tetrápodes do Triássico Superior (Sequência Candelária, Supersequência Santa Maria) do Rio Grande do Sul, provenientes do Afloramento "Sítio Pedrebon", no município de São João do Polêsine. A pesquisa desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".

Luiza Rey Amaral
Bacharela em Biologia e graduanda em Licenciatura em Biologia pela PUCRS. Atua no MCN/RS desenvolvendo a atualização do catálogo da oficina "Conhecendo a flora e fauna fóssil do RS". A pesquisa de iniciação científica desenvolvida abrange a linha de pesquisa "paleontologia de vertebrados".

Ana Cláudia Gonçalves Gollo
Graduanda do curso de Ciências Biológicas da ULBRA e é bolsista do MCN/RS Desenvolve pesquisa sobre o clado Therapsida da Zona de Associação de Dinodontosaurus e Hyperodapedon, do Triássico Superior do Rio Grande do Sul. A pesquisa de iniciação científica desenvolvida abrange as linhas de pesquisa sobre anatomia e sistemática de vertebrados e de mamíferos fósseis.

Ágata Ferreira Ribas
Dedicou seus estudos no MCN/SEMA como bolsista de Iniciação Científica, sob orientação da Dr.ª Ana Maria Ribeiro. Trabalhos desenvolvidos: "Estudo dos vertebrados fósseis do RS da Coleção de Paleontologia da FZB/RS para fins de educação ambiental" (2017); "Levantamento de roedores sigmodontíneos (Rodentia, Cricetidae) da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, Brasil" (2018).
.

Dr. Elver Luiz Mayer
Realizou o doutorado em Ciências (2018) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A tese de doutorado é intitulada “Paleontologia de mamíferos e depósitos em cavernas da região tropical do Brasil: avanços com a integração de informações dos fósseis e de seu contexto” e a dissertação de mestrado".

Dr. Victor Eduardo Pauliv
Doutor em Paleontologia/ Geociências pelo PPGGEO - UFRGS. Dedica-se aos estudos sobre elasmobrânquios Paleozoicos brasileiros incluindo: prospecção, coleta, preparação, descrição e atribuição taxonômica de tubarões de diversas localidades e formações geológicas do Permiano Brasileiro.

Me. Paula Elisa Horn
Mestra em Biologia Animal/ Biociências pelo PPGBAN/UFRGS e graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS. Colaborou como bolsista de iniciação científica no MCN/SEMA com estudos sobre cinodontes traversodontídeos da Zona Assembleia de Hyperodapedon, Triássico Superior do Rio Grande do Sul.

Dr. Leonardo Kerber
Realizou o doutorado em Ciências (2014) e o mestrado em Geociências (2011) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro . A tese de doutorado é intitulada “Contribuições ao estudo dos roedores (Mammalia: Rodentia) fósseis do Brasil: Aspectos taxonômicos, morfológicos e paleoambientais” e a dissertação de mestrado “Os roedores Caviomorpha (Rodentia, Hystricognahti) do Pleistoceno do Rio Grande do Sul".

Dra. Annie Schmaltz Hsiou
Realizou o doutorado em Ciências (2010) e mestrado em Geociências (2006) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Os lagartos e serpentes (Lepidosauria, Squamata) do Mioceno médio-superior da região norte da América do Sul” e dissertação de mestrado “Primeiro registro de Teiidae (Squamata, Lacertilia) para o Pleistoceno superior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”.

Dra. Elizete Celestino Holanda
Realizou o doutorado em Ciências (2011) e o mestrado em Geociências (2007) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Sobre os Tapiridae (Mammalia, Perissodactyla) do Quaternário da América do Sul” e e dissertação de mestrado “Os Tapiridae (Mammalia, Perissodactyla) do Pleistoceno superior do Estado de Rondônia, Brasil”.

Dr. Paulo Victor de Oliveira
Realizou o mestrado em Geociências (2010) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação da Drª. Ana Maria Ribeiro. A dissertação de mestrado é intitulada “Mamíferos do Neopleistoceno - Holoceno do Parque Nacional de Ubajara, Ceará”.


Dra. Carolina Saldanha Scherer
Realizou o doutorado em Ciências (2009) e mestrado em Geociências (2006) pelo PPGGEO/UFRGS, sob orientação de Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intituladda “Os Camelidae Lamini (Mammalia, Artiodactyla) do Pleistoceno da América do Sul: Aspectos taxonômicos e filogenéticos” e dissertação de mestrado “Estudo dos Camelidae (Mammalia, Artiodactyla) do Quaternário do Estado do Rio Grande do Sul”.
Dra. Patrícia Hadler
Realizou o doutorado em Ciências (2008) e o mestrado em Geociências (2003) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “ Didelphimorphia, Chiroptera e Rodentia (Mammalia) do Holoceno do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil: aspectos taxonômicos, paleoambientais e paleoclimáticos” e a dissertação de mestrado “Contribuição ao Conhecimento dos Carnívoros e Roedores Pleistocênicos, procedentes da porção sul da Planície Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil".

Dr. Francisco Ricardo Negri
Realizou o doutorado (2004) e mestrado (1997) em Ecologia e Evolução da Biodiversidade/ PUC-RS, sob orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Os Tardigrada (Mammalia, Xenarthra) do Neógeno, Amazônia Sul-Ocidental, Brasil” e dissertação de mestrado “Anatomia craniana de Neoepiblema ambrosettianus (Ameghino, 1998) (Rodentia, Caviomorpha, Neopiblemidae) do Mioceno superior-Plioceno, Estado do Acre, Brasil, e revisão das espécies do gênero.

Dra. Lílian Paglarelli Bergqvist
Realizou o doutorado em Ciências (1996) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Reassociação do pos-crânio às espécies de ungulados da bacia de S. J. de Itaboraí (Paleoceno), estado do Rio de Janeiro, e filogenia dos Condylathra" e ungulados sul-americanos com base no pós-crânio”.

Dr. Édison Vicente Oliveira
Realizou o doutorado em Ciências (1998) e o mestrado em Geociências (1993) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A tese de doutorado é intitulada “Taxonomia, filogenia e paleobiogeografia de Marsupiais poliprotodontes do Mesopaleoceno da Bacia de Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil” e a dissertação de mestrado “Mamíferos fósseis do Quaternário do estado do Rio Grande do Sul, Brasil".

Dra. Daniela Sanfelice
Realizou o mestrado em Geociências (1999) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Descrição do sincrânio e dentição de Otaria flavescens Shaw, 1800 e estudo comparativo com Arctocephalus australis Zimmerman, 1783 (Pinnipedia: Otariidae)”.

Me. Ednair Rodrigues do Nascimento
Realizou o mestrado em Geociências (2008) pelo PPGGEO/UFRGS, sob a orientação do Dr. Jorge Ferigolo. A dissertação de mestrado é intitulada “Os Xenarthras Pilosa (Megatheriidae), Notoungulata (Toxodontidae) e Proboscidea (Gomphotheriidae) da Formação Rio Madeira, Pleistoceno Superior, Estado de Rondônia, Brasil”.
